Conecte-se

Inscreva-se

Alistair Overeem encontra um novo caminho para voltar ao topo do UFC 1

Internacional

Alistair Overeem encontra um novo caminho para voltar ao topo do UFC

Aposta certeira da Elevation Fight Team, Alistair Overeem é acompanhado de perto por mais de um treinador.

Um coletivo diário formado por Eliot Marshaw, Christian Allen, Cody Donovan, Vinnie Lopez e Dave Zabriskie extrai do holandês as exigências de um campeão.

Ele não tem caras que falam ‘sim’, ao redor dele. Ele não tem pessoas em volta dele dizendo ‘ok, Alistair, o que você quiser’. Ele tem pessoas dizendo ‘vai ser assim’”, apontou Marshall ao MMA Fighting.

Desde que ingressou na Elevation, em 2017, e intensificou os treinamentos aos moldes dos novos técnicos, o peso-pesado do UFC se recuperou dos reveses contra Francis Ngannou e Curtis Blaydes e, sobre Sergey Pavlovich e Oleksiy Oliynyk acumulou 2 vitórias consecutivas. Sem ditadores, mas com severidade, a Elevation trabalha conforme o sentimento do atleta e, no caso de Overeem, respeitando seu histórico e o status de veterano do mma. “Nós o ouvimos. Ele tem quase 40 anos e quando precisa de um dia de folga e diz ‘preciso relaxar hoje’ , nós relaxamos”, explicou Marshall.

Segundo Marshall, a academia não olha o atleta como um produto ou alavanca de promoção. Uma vez dentro da equipe, ao lutador será garantido tudo aquilo que a academia poderá fazer por ele: “Nosso grande segredo na Elevation – e você pode conversar com qualquer um de nós sobre isso – é que ninguém é maior do que a equipe. Esse foi um assunto grande no começo com Alistair. Apenas garantir que estávamos todos no mesmo patamar. Não me entenda mal, ser treinador de Alistair é um impulso para o ego, mas o mais importante para a gente é ter um conjunto de valores fundamentais em que acreditamos e não os mudaremos, especialmente por dinheiro”.

Sendo um ex-lutador do UFC, Marshall assegura que o ex-campeão do Strikeforce, do DREAM e do K-1 está em um ambiente seguro e dedicado.

Acho que o que realmente atraiu Alistair foi que, às vezes, todo mundo quer ser o treinador de Alistair – um para o impulso do ego e dois para o cheque que ele oferece. Todo mundo quer ver o quanto ele paga. Então as pessoas fazem o que podem para trabalhar com Alistair Overeem, e eu não acho que nós realmente fizemos isso. Todos nós temos a nossa própria vida, todos nós temos nossas próprias escolas separadas. Qualquer que seja essa porcentagem que possamos obter de Alistair, isso não afeta muito a receita geral de nossa escola, nem nenhuma das nossas vidas. Nenhum de nós vai conseguir por causa de Alistair Overeem”, disse Marshall.

Embora tenha consciência da importância do nome de seu pupilo e do atrativo que isso causa à novas matrículas, Marshall esclarece que o holandês não será usado com o intuito de enriquecer: “Acho que isso trouxe essa tranquilidade para toda a situação. Onde eu acho que muitas pessoas pensam, ‘oh, caramba, aqui está a minha chance’. Esta é minha chance. Vou colocar meu nome no mapa aqui, as pessoas virão para a minha escola porque o Overeem está aqui. Não sei se um aluno veio para qualquer uma das nossas escolas porque o Overeem está aqui. Quero dizer, é legal. Mas acho que isso realmente funciona. Eu acho que isso faz com que ele se sinta como se ninguém o estivesse usando por um salário – na verdade, esse é um dos maiores problemas no jogo de luta. Onde o treinador precisa do dinheiro do seu lutador”.

Deste modo, “Reem” segue treinando e espera que o confronto com Alexander Volkov seja remarcado. No UFC Fight Night 149, o russo foi substituído por Olyinik. E, apesar da vitória, a equipe de Overeem não se satisfez com o desempenho do atleta no octógono:

Olha, esse nunca é o plano do jogo. Na próxima luta, o plano não será voltar para a grade e fazer isso novamente. Todos nós vimos no peso pesado, especialmente com as luvas que usamos, um soco acaba tudo. Um golpe que entra, e terminou para Alistair. Aquele joelho do lado da cabeça de Aleksei. Foi mais competitivo naquele momento, mas os golpes no chão finalizam”.

De fato, chutes e joelhadas são habilidades que moldaram Overeem dentro da divisão dos pesados. Cientes da potência das joelhadas do holandês, Marshall e sua equipe veem nesses golpes a estratégia certa para as próximas lutas: “Você viu aqueles joelhos? É como se ele tivesse feito uma cirurgia e tivesse colocado osso extra ou algo assim. Olhei para ele uma vez e eu estava tipo, Jesus Cristo – eu não sei o que é. Seus joelhos são formados de maneira diferente dos joelhos de outras pessoas. Seus joelhos literalmente têm pontas no joelho. E é muito difícil, e ele é bom em jogá-los.

Cada atleta tem a sua característica. A mão de Shane Carwin era tão grande quanto a cabeça de uma pessoa. Quando ele te acertava com isso, era como ser acertado por uma bola de boliche . Alistair tem os joelhos”.

Reviravoltas já foram vistas na divisão dos pesados e na corrida pelo título. Atletas veteranos chegaram ao cinturão, ignorando a idade avançada para o esporte. Fabrício Verdum derrotou Mark Hunt e Cain Velásquez para garantir o cinturão. Atualmente, Daniel Cormier reina na categoria, aos 40 anos.

Com base nos antecedentes da divisão, a equipe de Alistair Overeem se esforça para ver seu veterano aluno campeão.
É luta de peso pesado, cara. (Overeem)foi ranqueado, o que, entre algum quinto e sétimo lugar? Ganhe mais um e você está com quatro. Eles reservam DC e Brock (Lesnar), digamos … vamos dizer que Brock se machuque, e eles precisam de alguém para preencher. Quem sabe o que acontece no mundo? Se você está entre os cinco primeiros ou no top cinco, merda, você tem que ficar pronto, cara. Você tem que ficar 70%, porque se o telefone toca e é para o título de peso pesado do mundo, até para o pior cara do planeta, a resposta é sim”, completou Marshall.

Fique por dentro!

Sabia de todas as novidades e promoções

Escrito Por

Jornalista e Produtor de Eventos pela MMA Inside. "Não tente ser bem-sucedido, tente antes ser um homem de valor"

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conectar
Fique por dentro!

Sabia de todas as novidades e promoções

error: We love you