Conecte-se

Inscreva-se

Donald Cerrone vence Al Iaquinta no UFC e mostra o poder do jab 1

Opinião

Donald Cerrone vence Al Iaquinta no UFC e mostra o poder do jab

Jab de Cerrone foi fundamental para a dominante vitória sobre Al Iaquinta.

Jabs são fundamentais para se estabelecer um ritmo e normalmente precedem outros golpes mais fortes, em especial os diretos. Donald Cerrone ontem mostrou porque tem um dos jabs mais efetivos no UFC e em todo o MMA ao dominar Al Iaquinta conectando jabs durante todo o confronto no rosto de seu adversário.

A maioria dos grandes strikers e grande lutadores de MMA em geral possuem bons jabs: Georges St-Pierre, Gegard Mousasi, Robert Whittaker, José Aldo e entre eles também incluo Donald Cerrone. Donald Cerrone conseguiu seu segundo knockdown com um jab no evento. O primeiro foi contra o brasileiro Edson Barboza, em um momento crucial do combate onde o brasileiro estava virando o momento do confronto e sofreu um jab de encontro que o levou ao chão para acabar sendo finalizado em seguida. Donald Cerrone conectou um duro jab na ponta do queixo de “Raging Al” que fez as pernas do americano falharem.

Donald Cerrone, diferente do que outros lutadores fazem, não lança o jab somente para marcar a distância. Os jabs dele são para causar dano e ele lança jabs de encontro de maneira excelente. GSP por outro lado, utilizava o jab para manter seus adversários em distâncias seguras e para esconder suas quedas, mas ele conectava tantos jabs que acabava machucando seus adversários com eles, tal qual aconteceu com Josh Kosheck. Júnior Cigano também utilizava o jab para causar muito dano, tal qual aconteceu com Shane Carwin.

No MMA, poucos lutadores têm o jab como uma verdadeira arma e os motivos são intrigantes. Muitos lutadores que possuem bom background de Kickboxing não possuem bons jabs, outros não possuem nenhum background de boxing e simplesmente lançam golpes fortes sem “armar” esses golpes antes. Na luta ficou evidente que Al Iaquinta simplesmente não conseguiu estabelecer suas combinações, porque Cerrone utilizando-se da sua envergadura 8 centímetros maior o puniu a noite inteira com jabs. Sempre que Iaquinta lançava um golpe com a esquerda pra preparar um combo, engolia um jab.

A luta passada mostrou que essa é uma arma definitivamente essencial pra qualquer lutador, especialmente strikers. O MMA hoje é dominado por wrestlers, mas num futuro próximo podemos ver mais e mais lutadores usando e abusando do poder do jab.

Fique por dentro!

Sabia de todas as novidades e promoções

Escrito Por

Repórter e Colunista da seção "O Veredito" pela MMA Inside."Aquele que hesita está perdido."

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conectar
Fique por dentro!

Sabia de todas as novidades e promoções

error: We love you