Conecte-se

Inscreva-se

Inside Análise: Marreta vs Jones 1

Opinião

Inside Análise: Marreta vs Jones

Em uma possível luta, Thiago Marreta teria chances contra um dos lutadores mais completos da história?

Alguns de vocês já me conhecem. Sabem que eu amo números. E os números de Thiago Marreta no UFC tem melhorado e chamado a atenção nos bastidores do maior evento do mundo. É a quarta vitória consecutiva do brasileiro especialista em nocautes. Ontem, no UFC Praga, Thiago fez mais uma vítima. O que o levou a ser o segundo maior nocauteador da história (junto com Anderson Silva e Anthony Smith) só perdendo para o fenômeno Belfort, que tem incríveis 12 nocautes. Será óbvio deduzirmos juntos aqui que Marreta tem totais condições de quebrar o atual recorde. Não bastasse isso, Thiago ontem conseguiu gerenciar bem seus golpes e sua energia até o momento da vitória, mostrando muita maturidade e inteligência para soltar os golpes na hora certa, sem desperdício.

No próprio octógono, Thiago pediu JONES. O JONES. Não se enganem, Marreta mesmo já sabe que Anthony Smith não será páreo para aquele que é considerado por muitos, o melhor lutador e mais perigoso artista das artes marciais mistas que já entrou no octógono do UFC. Em suas próprias palavras Thiago, referindo-se à Jon Jones, simplesmente disse:

“Eu vou chocar o mundo.”

A vitória é empolgante. Você se sente invencível. O mix da adrenalina, junto com o alívio da vitória e a garantia financeira justificando todo o esforço feito em um duro camping de altíssimo nível justificam a alegria indescritível deste momento. Você se sente capaz de vencer qualquer um, não importa quem seja. Os fãs também fazem o papel deles: “A era Marreta chegou! Ele vai ser campeão! Ninguém aguenta o punch dele!” – Você deve ter lido/ouvido algumas frases parecidas de amigos.

Mas, o Logik Man está aqui para abrir o entendimento de vocês, caros fãs de MMA. A verdade que vem depois deste momento de empolgação maravilhosa deve ser entendida e refletida principalmente pelo próprio lutador.

Thiago tem chances? Claro que tem. Porém, a luta não se trata (e nunca se tratou) de possibilidades matemáticas. UFC não é matemática e probabilidade. Existe muito mais por trás. Vamos aos fatos:

DESVANTAGENS AO ENFRENTAR JONES

1º – Jones tem Wrestling? Sim. E wrestling de ELITE. Thiago já enfrentou wrestlers de elite? Não.

2º – Jones tem mais de 20cm a mais de envergadura do que Thiago. Para um striker como Thiago, que prefere lutar na média e longa distância, é complicado. Jones provavelmente irá caminhar para a frente, exigindo o domínio do octógono, tentando intimidar e acertar golpes (principalmente com pisadas no joelho, chutes e cotoveladas).

3º – Experiência contra bons lutadores. Jones tem um cartel muito superior ao brasileiro. Nomes como Belfor, Machida, Shogun, Rampage, Daniel Cormier, Gustafsson superam em muito o curriculum de Thiago.

– Chão. Jones já mostrou qualidades impressionantes no wrestling, vencendo os melhores da área.

VANTAGENS AO ENFRENTAR JONES

1 – Thiago tem mais punch e qualquer mão que entrar, Jon vai sentir. Thiago deverá aproveitar alguma brecha ou treinar e treinar e treinar para marcar o timing de Jones para tentar lançar um contra-golpe.

2 – Na curta-distância e evitando as tentativas de quedas e ataques do americano, a mão de marreta pode encontrar o queixo de Jones. E só.

No meu modo de ver, as vantagens de Jones, tanto em pé quanto no solo, fazem deste duelo algo em torno de 70-30 a favor do americano. Marreta deve pegar mais uma luta antes do “title-shot”. Seria bom Marreta desafiar um bom wrestler para melhorar seu sprawl e mostrar que está a altura de disputar o futuro título contra Jon.

E aí, galera? Concordam ou discordam? Fiquem à vontade para me xingar. Abraços do Logik!

Fique por dentro!

Sabia de todas as novidades e promoções

Escrito Por

"Nada é mais verdadeiro do que números. Números dizem tudo. Números não tem opinião pessoal, apenas a verdade nua e crua."

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conectar
Fique por dentro!

Sabia de todas as novidades e promoções

error: We love you