Conecte-se

Inscreva-se

UFC 235: Tyron Woodley vs Kamaru Usman em números 1

Opinião

UFC 235: Tyron Woodley vs Kamaru Usman em números

Tyron Woodley defende seu cinturão contra um adversário invicto no UFC.

Tyron Woodley até agora vem se mostrando o anti-jogo humano, anulando todos os seus adversários com excelentes estratégias e se expondo a pouquíssimos riscos ao longo das lutas e sendo sempre ameaça com seu wrestling de alto calibre. Kamaru Usman vem de 9 vitórias consecutivas no UFC e até agora não passou por muitos apuros, utilizando seu também condecorado wrestling para amarrar seus adversários. Vejamos o que os números dizem para essa luta:

Tyron Woodley

Tyron Woodley é um wrestler de elite, conseguindo duas vezes a honra de All-American, em 2003 e 2005. Entretanto, ele não vem usando muito seu wrestling ofensivamente:

  • Desde que conquistou o cinturão, Woodley só conectou 2 quedas.

Defensivamente, porém, Woodley já provou que é o melhor quando o assunto é defender quedas:

  • Woodley tem 94% de defesa de quedas e sofreu somente uma queda no UFC;

Esse é o melhor número em todo o UFC para lutadores que já sofreram mais de 20 tentativas de queda. Sim, é isso mesmo, Woodley é quem melhor defende quedas no UFC. Mas você pode falar: “ah, mas o Usman nunca foi quedado”, mas justamente porque não tentam quedar ele, não podemos dizer que ele possui a melhor defesa de quedas do UFC. Woodley entretanto, não vem enfrentando wrestlers de elite em sua carreira, então Usman certamente traz algo diferente a ele nessa luta.

  • Woodley somente enfrentou um oponente All-American no UFC (Josh Koschek)

Detalhe que nessa luta, Woodley nocauteou rapidamente Koschek, então não houve tempo para que sua defesa de quedas fosse colocada à prova.

Woodley vem tendo sucesso de fato quando está trocando:

  • Woodley tem o terceiro maior número de knockdowns na história dos meio médios (10);

Woodley consegue muitos knockdowns, mas ele não lança muitos golpes:

  • Woodley só conecta 2.62 golpes significantes por minuto.

Woodley tende a conservar seus golpes para manter seu gás e aproveita suas oportunidades para lançar potentes overhands de direita.

Se defendendo, Woodley é genial, sofrendo somende 2.26 golpes signficiantes por minuto. Woodley também tem bons números defensivos, mesmo tendo enfrentado strikers de elite:

  • Woodley defende 61% dos golpes lançados contra ele.

Kamaru Usman

Marty Kamaru Usman é um wrestler de elite, conseguindo a honra de All-American 3 vezes. Seu wrestling vem sendo o caminho para as suas vitórias, fazendo muitas lutas “amarradas” e pressionando seus adversários com seu wrestling incessantemente:

  • Usman tem média de 4.47 quedas bem sucedidas a cada 15 minutos;
  • Usman é o 7º da história dos meio médios em número de quedas, mesmo tendo somente 9 lutas.

Defensivamente, o Wrestling de Usman também é de alto nível:

  • Usman nunca foi quedado no UFC;

O nigeriano mostrou sua evolução no striking contra Rafael dos Anjos, conectando 130 golpes no brasileiro, sendo que esse foi o segundo maior número de golpes que o brasileiro levou em uma luta (199 contra Tony Ferguson). Usman se defende muito bem em pé:

  • Usman só sofreu 1.65 golpes significantes por minuto;
  • Usman defendeu 59% dos golpes lançados contra ele;

Esse número de 59% de golpes defendidos é peça chave para o quebra cabeça que é essa luta. Usman se defende bem em pé, mas olhando para seus oponentes, nenhum é um striker de elite e nós ainda não vimos o queixo de Usman ser testado. Sabemos que Woodley só precisa de um golpe para encerrar a luta, então a defesa de Usman tem que evoluir para que ele tenha chances nesse combate.

O nigeriano conecta mais golpes que Tyron Woodley por minuto, mostrando um maior volume de golpes na luta em pé:

  • Usman conecta 3.93 golpes significantes por minuto.

Esse volume não é um volume impressionante de golpes conectados, mas são bons números para um wrestler que sempre ameaça levar seus adversários para o chão.

Previsão

Essa luta tem tudo para ser muito monótona, com ambos os lutadores soltando pouquíssimos golpes com receio da potência um do outro. Woodley é com certeza o lutador mais potente nesse confronto, dado seu número de knockdowns. Woodley consegue um knockdown a cada 50 golpes, o que é bastante coisa e já vimos que a defesa de Usman muitas vezes pode ser vazada, então Woodley precisará de poucas oportunidades para encerrar a luta.

Usman por sua vez, tem boas chances de colocar Woodley contra a grade e atingir talvez o único ponto fraco do campeão: o gás. Woodley se pressionado contra a grade pode apresentar sinais de cansaço e o elevado número de tentativas de queda de Usman podem fazer a diferença e esvaziar o tanque do campeão.

Nisso estou apostando, que Usman com suas incessantes tentativas de queda conseguirá controlar o confronto na grade e evitará a potência de Woodley, vencendo o confronto por decisão em uma luta tensa e pouco movimentada.

Aposta: Kamaru Usman por decisão

Fique por dentro!

Sabia de todas as novidades e promoções

Escrito Por

Repórter e Colunista da seção "O Veredito" pela MMA Inside."Aquele que hesita está perdido."

2 Comentários

2 Comments

  1. Logik Man

    2 de março de 2019 em 12:20

    Woodley MATA!

    • Israel Silveira

      4 de março de 2019 em 00:11

      kkkk Matou mesmo, né?
      Mais um pra conta do pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conectar
Fique por dentro!

Sabia de todas as novidades e promoções

error: We love you